quinta-feira, 15 de maio de 2008

Reflexões sobre uma derrota! O que virou o Galo?

Ontem o Galo foi eliminado da Copa do Brasil, após derrota diante do Botafogo no Engenhão, por 2 a 0. O time fez um bom primeiro tempo, criando algumas chances, saindo pro jogo e dominando, de certa forma, a posse de bola e a partida em geral. Na segunda etapa, porém, o futebol não apareceu. Levamos um gol logo no início, em bola cruzada na área (o que, sinceramente, eu já esperava devido a nossa fragilidade e a competência deles nesse quesito) e não conseguimos reagir. Ao final, já no desespero, a equipe se descuidou e Alessandro, nosso ex-lateral direito, matou o jogo para os cariocas.

Após o jogo, Geninho entregou o cargo de treinador do clube, alegando que estava na hora de fazê-lo. Ele atribuiu os últimos resultados à pressão em cima do grupo e à falta de sorte. Não discordo dele, mas acredito que os motivos vão um pouco além disso. Em minha opinião a equipe não evoluiu ao longo do ano. Continuamos pecando pelos mesmos erros! Vocês se lembram das chances perdidas contra Democrata-SL e Social? Lembram-se da falta de padrão de jogo, de esquema tático, contra Ituiutaba, Uberaba, Nacional-AM e outros tantos? Pois é, isso se manteve recentemente, contra Botafogo, Cruzeiro e Fluminense.

O triste é ver que, com isso tudo, viramos fregueses do Botafogo. Mas não entendam isso como uma crítica ao clube carioca. Pois não é! É uma metáfora! O que reclamo aqui é que as histórias gloriosas das quais nossos antecessores falam estão ficando pra trás. O Galo vencedor que eles nunca se cansavam de apoiar, que lhes dava muitas alegrias, não é mais o mesmo.

No primeiro parágrafo citei o Alessandro porque ele vestiu a camisa alvinegra e não foi feliz aqui. Hoje ele está no Botafogo, atuando por um time que, como o nosso, não vinha dando grandes alegrias à sua torcida nos últimos anos. Mas se aqui ele não esteve bem, lá ele está e o clube carioca parece se encontrar em uma fase de ascensão nos últimos anos. Eles acharam um bom treinador e tem um time bem organizado e competente.
Eu, como um bom torcedor, também quero ver o meu time em boa fase, crescendo a cada ano e a cada jogo. Isso não estava dando certo com o Geninho e espero que dê com o próximo. Mas o que não podemos desprezar são nossos atletas, em minha opinião (sem generalizações, é claro). Vejam o exemplo do Alessandro. Não precisamos de grandes craques, eles estão em falta no mundo todo! Precisamos é de dedicação, de vontade, e, principalmente, de um líder a frente do time, que dê aos atletas segurança, que dê à equipe um bom esquema de jogo e que dê ao Galo o que ele mais precisa, a cara e a força de um time grande!

2 comentários:

Unknown disse...

GAbriel,o jogo foi uma vergonha,mas pelo menos o Geninho se foi..pra bem longe do nosso Galo..

Daniel Santiago Morais disse...

vei é foda, td mundo sabia q o geninho tava fazeno cagada e q o time nao passaria do bostafogo na Copa do Brasil, precisava esperar perder pra dar linha no cara????
toma no cu diretoria incompetente... agora ja era 2008, nao tem tecnico bao disponivel!
mas to ai com passaporte, vamo apoia o Galo, faze oq né...